Assessoria Museológica

Comunicação

Ação Educativa Em Museus

+

Ação Educativa Em Museus

+

A ação educativa visa dinamizar o espaço museal de modo que o público possa vivenciar no museu, experimentações que lhe proporcionem criar, construir e representar novos conhecimentos, aliados ao seu processo pessoal de desenvolvimento.

Objetivo: Capacitar profissionais de museus e profissionais da educação a fim de que façam e/ou obtenham o museu, como sendo um espaço de diálogo, capaz de exercer sua função social e desenvolver suas atividades não apenas para o público, mas com o público.

Análise E Acompanhamento Arquitetônico

+

Análise E Acompanhamento Arquitetônico

+

Consiste na avaliação da estrutura/proposta arquitetônica da instituição de acordo com as normas e diretrizes museológicas.

Objetivo: Analisar e acompanhar a proposta arquitetônica. Conhecer o espaço e a distribuição das funções que a edificação terá que cumprir, observando o fluxo de pessoas (visitantes e servidores), acervos e ações internas e externas do museu.

Curadoria De Exposições

+

Curadoria De Exposições

+

As atividades de curadoria compreendem o processo de salvaguarda, pesquisa, elaboração de projetos, concepção e gestão de exposições e comunicação dos acervos museais presentes em uma exposição, aplicados aos mais diversos campos do conhecimento.

Educação Patrimonial

+

Educação Patrimonial

+

A Educação Patrimonial é uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões pertinentes ao patrimônio cultural de modo inclusivo. Promover reflexões acerca do acervo cultural, despertando, nos educandos e na sociedade, o senso de preservação da memória. O patrimônio cultural, enquanto soma dos bens culturais, constitui um legado de referência fundamental para a identidade de um povo. A comunidade deve reconhecer e valorizar as tradições, costumes e experiências do “saber fazer” de seus antepassados.

Formação Docente

+

Formação Docente

+

A formação docente se constitui como um processo educativo que vem ao encontro da necessidade de proporcionar experiências aos profissionais da educação nos diversos espaços culturais.

Atua no sentido de informar o olhar, sensibilizar e flexibilizar o conhecimento, propiciando situações que se configurem como importantes momentos de aprendizagem do ponto de vista cultural, político, ético e estético.

Maquetes Eletrônicas 3D Para Exposições

+

Maquetes Eletrônicas 3D Para Exposições

+

Elaboração de desenho digital em 3D, através de planta arquitetônica detalhada e projeto expográfico.

Objetivo: mostrar ao cliente a exposição em real aplicação.

Projeto Expográfico

+

Projeto Expográfico

+

Distribuição dos nichos expositivos com a alocação do acervo nos núcleos criados, tendo a previsão do mobiliário para o espaço. Contemplará a exposição de longa duração e a proposta de ocupação do espaço das exposições temporárias.

Objetivos: Detalhar os móveis a serem utilizados na expografia e os recursos expositivos.

Projeto Museográfico

+

Projeto Museográfico

+

Caracteriza-se como um dos principais pontos de comunicação do museu. Compreende a elaboração da exposição de longa duração e a definição dos demais espaços de comunicação do acervo. Subdivide-se em outras etapas, e suas respectivas ações, como:

a construção do eixo temático que serve de referencial para a exposição de longa duração;

a museografia que trabalha a distribuição dos núcleos da exposição de acordo com o referencial e;

a expografia que compreende a disposição do acervo e escolha da melhor estratégia de comunicação do conteúdo da exposição.

Mais de Assessoria Museológica: