Assessoria Museológica

Salvaguarda

Conservação Preventiva De Acervos

+

Conservação Preventiva De Acervos

+

A ação de conservação, primeiramente consiste em preservar o acervo existente, evitando que o mesmo entre em processos de degradação que o façam necessitar de serviços mais elaborados e com custos mais elevados, como o restauro, por exemplo.

A conservação preventiva de acervos museológicos deve ser implantada através de operações interdisciplinares, que considerem o ambiente climático, acondicionamento, material constituinte do objeto, estado de conservação e manuseio.

É oportuno que os profissionais que atuam no museu passem por treinamento para dominarem as técnicas de higienização e de conservação, para efetivação da preservação dos acervos expostos ou acondicionados em espaços técnicos.

Documentação Museológica

+

Documentação Museológica

+

A Documentação Museológica compreende os processos de coleta, registro e divulgação de informações dos acervos museológicos. Pode ainda ser utilizada como ferramenta que estimula ações de pesquisa, exposições museológicas e serviços educativos dentro dos museus.

O processo documental é parte importante da preservação do patrimônio, pois através dele se estabelecem procedimentos e métodos que facilitam a recuperação dos dados sobre os objetos.

É recomendável que as instituições museológicas organizem e/ou revisem seu sistema de documentação. Isso deve ser realizado a partir da criação de uma política de acervos que estabeleça normas para aquisição e descarte de acervo em cada museu.

Criação De Políticas De Acervo

+

Criação De Políticas De Acervo

+

Políticas de Acervos compreendem regras para entrada e descarte de peças em museus. É necessário observar a missão da instituição com suas ações de preservação, de modo que as mesmas possam auxiliar nas funções de salvaguarda, pesquisa e comunicação do museu. A partir das observações, será proposta a criação de uma Comissão de Acervos, seguida de treinamento dos profissionais da instituição quanto ao recebimento de peças e a busca de informações dos objetos para uma plena funcionalidade na leitura do patrimônio museológico.

Patrimônio Material E Imaterial

+

Patrimônio Material E Imaterial

+

Assessoria às iniciativas de proteção do Patrimônio Cultural material e imaterial, em conformidade com a legislação vigente nos níveis municipal, estadual e nacional, seguido de acompanhamento e orientação nos processos legais de tombamento ou registro.

Mais de Assessoria Museológica: